Search

Adriane Lopes propõe transformar Campo Grande em epicentro logístico da Rota Bioceânica

Prefeita propõe no Plano de Governo o fortalecimento da infraestrutura logística de Campo Grande

Compartilhe nas redes sociais

A prefeita Adriane Lopes, da coligação “Sem Medo de Fazer o Certo”, propõe, no Plano de Governo, o fortalecimento da infraestrutura logística de Campo Grande, aproveitando a posição estratégica da capital em relação à Rota Bioceânica.

Adriane pretende promover a melhoria da infraestrutura viária, a modernização da sinalização e a otimização dos acessos de entrada e saída da cidade, aumentando o conforto e a segurança dos usuários, além de facilitar o escoamento da produção local.

Durante sua atual gestão, Adriane integrou Campo Grande na Rota Bioceânica, que vai conectar o Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, promovendo o desenvolvimento econômico e logístico. Campo Grande se tornou a capital da Rota Bioceânica, o que posiciona a cidade como um epicentro logístico de integração, distribuição de mercadorias e um centro financeiro e de comércio exterior do Centro-Norte do país.

Em novembro do ano passado, a prefeita participou de expedição até o Chile para conhecer as potencialidades comerciais Rota de Integração Latino-Americana (Rila). Na oportunidade, ela foi eleita por unanimidade como presidente do Comitê Gestor dos Municípios que fazem parte da Rota.

No plano de governo, Adriane Lopes também anunciou a continuidade de esforços para a viabilização do novo traçado do anel viário da BR-163, que passará por fora da cidade, além da construção de um anel viário interligando São Paulo, Sidrolândia e Aquidauana e a duplicação das BRs 262 (Campo Grande-Três Lagoas) e 060 (Campo Grande-Sidrolândia).

“Por meio de articulação com o governo e bancada federal, governo do estado e iniciativa privada, vamos trabalhar para a viabilização do novo traçado do anel viário da BR 163 e também pela construção do anel viário entre São Paulo, Sidrolândia e Aquidauana e duplicação das BRs 262 e 060”, afirmou a prefeita.

Além disso, a prefeita se compromete a dar continuidade às ações necessárias para a implantação do Terminal Intermodal de Cargas e Porto Seco de Campo Grande, que deverá se tornar um hub logístico de transbordo, armazenagem e desembaraço aduaneiro.

“Vamos trabalhar, em conjunto com a União e com o governo estadual para reativar a operação da malha ferroviária que atravessa Campo Grande, condição necessária para dar viabilidade econômica à operação do Terminal de Cargas”, destacou Adriane Lopes.

Por fim, a gestão de Adriane também prevê a execução de obras de pontes de concreto, dispositivos de drenagem e outras melhorias em estradas vicinais na zona rural da capital e nos distritos, garantindo uma infraestrutura robusta e sustentável para o futuro de Campo Grande.

Campo Grande na Rota Certa

A proposta de Adriane vai além da infraestrutura. Através do programa “Campo Grande na Rota Certa” será implementada uma política municipal proativa para fomentar e internacionalizar as empresas locais, promover parcerias estratégicas com instituições de ensino e entidades de apoio empresarial, e desenvolver tecnologias que aprimorem a cadeia logística e o comércio exterior.

“Queremos transformar Campo Grande na capital da Rota Bioceânica, uma referência não apenas para Mato Grosso do Sul, mas para todo o Brasil e América Latina”, destaca a prefeita.

A prefeita Adriane já deu passos importantes nesse sentido, com a implementação do Parque Tecnológico e de Inovação de Campo Grande (ParkTecCG). Esse hub de inovação, inaugurado em 2023, visa conectar empresas, instituições de ensino e o poder público para fomentar o empreendedorismo, a inovação e a competitividade empresarial.

“O ParkTecCG é um marco para a nossa cidade, preparando nossos jovens e empresas para os desafios da economia global, alinhados à vocação logística que a Rota Bioceânica trará”, afirma Adriane.

Além disso, a gestão Adriane Lopes tem investido fortemente na capacitação da mão de obra local. Nos últimos anos, cerca de 10 mil jovens foram preparados para o mercado de trabalho, especialmente em áreas relacionadas à inovação e logística. A Escola do Empreendedorismo, outro destaque da gestão, já capacitou quase 2 mil pessoas, levando formação até mesmo aos distritos mais distantes da capital.

O compromisso com o desenvolvimento sustentável também é uma prioridade para a prefeita. O programa Hortas Urbanas e Segurança Alimentar, a modernização das Incubadoras Municipais e o lançamento do Monumento da Rota de Integração Latino Americana (RILA) são algumas das iniciativas que evidenciam a preocupação da prefeita em alinhar progresso econômico com qualidade de vida para a população.

Adriane pretende continuar a construir sobre essas bases sólidas, garantindo que Campo Grande se consolide como um ponto estratégico na Rota Bioceânica e, mais do que isso, como um exemplo de cidade inteligente, inovadora e sustentável.

“Estamos preparados para levar Campo Grande a um novo patamar de desenvolvimento. Nossa cidade tem potencial, e juntos, faremos dela uma referência nacional e internacional”, conclui Adriane Lopes.