Search

Arqueólogos teriam encontrado uma das maiores cafeterias antigas no Japão (FOTOS)

Compartilhe nas redes sociais

Pesquisadores fizeram uma descoberta inovadora no local do templo Yamashiro Kokubunji, revelando o que se acredita ser uma das maiores cafeterias antigas do período Nara (710-784 d.C.), relata o portal Arkeonews.

O portal destaca que esse templo fazia parte de uma iniciativa mais ampla para promover o budismo em todo o Japão, com o imperador encomendando a construção de vários templos provinciais em Kokubunji.

Restos de um edifício encontrados no local do templo - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2025

Restos de um edifício encontrados no local do templo

© Foto / 京都府教育委員会提

Nota-se que o terreno do templo é amplo, cobrindo aproximadamente 275 metros de leste a oeste e 330 metros de norte a sul. Esforços arqueológicos anteriores descobriram várias estruturas, incluindo um salão e um pagode, mas as últimas descobertas são particularmente notáveis.

”[…] Os pesquisadores descobriram grandes pedras de fundação, cada uma com cerca de 70 centímetros de lado, localizadas na seção nordeste do terreno do templo, juntamente com os buracos deixados para trás quando essas pedras foram removidas. Essas descobertas sugerem a existência de um grande edifício medindo 38,1 metros de leste a oeste e 10,8 metros de norte a sul”, elabora o portal.

Além disso, continua o portal, escavações anteriores revelaram um corredor que se estendia do sul do local recém-descoberto, levando os pesquisadores a acreditar que a cafeteria estava conectada a outras estruturas dentro do complexo do templo.

”As ruínas mais recentes provavelmente são remanescentes de edifícios que serviam como cozinha ou área de armazenamento. É o primeiro caso no Japão em que o layout da cafeteria de um templo Kokubunji pode ser reconstituído”, acrescenta o Arkeonews, citando Mahito Uehara, professor emérito de arqueologia da Universidade de Kyoto, especializado em templos antigos.

O monumento de pedra no saguão - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2025

O monumento de pedra no saguão

CC0 / Saigen Jiro / Kunikyo-ato

Hoje, finaliza o Arkeonews, os remanescentes do Yamashiro Kokubunji ainda exibem as fundações de pedra do salão principal e do pagode, que se acredita ter originalmente sete níveis de altura com base no tamanho das pedras da fundação. Então, essa descoberta não apenas enriquece nossa compreensão do significado histórico do templo, mas também destaca os avanços arquitetônicos do período Nara.