Candidato a deputado estadual pelo Republicanos, Betinho tem propostas que beneficiam diversos profissionais, dentre as quais os médicos-veterinários. Vereador por três mandatos seguidos em Campo Grande, o parlamentar quer chegar à Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) para auxiliar no fortalecimento desta categoria.
Uma das propostas é pela criação do cargo de perito médico-veterinário no âmbito da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública). Para Betinho, é imprescindível a presença de um especialista para auxiliar na investigação de casos que envolvem a segurança de produtos alimentícios de origem animal e também situações de maus-tratos.
“É o profissional que vai ajudar muito nossas forças de segurança a apurar, por exemplo, ocorrências de intoxicação e outras práticas comerciais ilegais relacionadas”, destacou. Betinho também quer contribuir para consolidar os serviços veterinários de inspeção municipal e estadual, assim como ampliar a adesão ao Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).
No âmbito da Saúde Pública, o parlamentar entende haver a necessidade de médicos-veterinários compondo as equipes multidisciplinares nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e nos Nasfs (Núcleos de Apoio à Saúde da Família). “Vamos trabalhar também para promover mais profissionais atuando em vigilância de saúde e vigilância sanitária”.
Por fim, Betinho firma o compromisso de, na condição de deputado estadual, melhorar as condições de trabalho nos CCZs (Centros de Controle de Zoonoses). “Os CCZs precisam de uma reestruturação, assim como as carreiras dos veterinários. Esta é uma área muito sensível do Executivo, pois lida com questões importantes da saúde em geral”, pontuou.