Já não é a primeira vez que o nome de Beto Avelar (PSD) é cotado para liderar a base de apoio do Prefeito da Capital. Enquanto ainda era prefeito, Marquinhos Trad, designou o mesmo para a atual função que o vereador mantem com maestria até hoje.
O parlamentar que estreou no Legislativo, foi diretor-adjunto por três anos e meio da Fundação Social do Trabalho (Funsat), durante o primeiro mandato de Trad. Sua habilidade de comunicação e sua credibilidade desde seu comando em frente a FUNSAT, fez com que o vereador, tivesse prestigio e admiração de seus colegas. O que resultou na sua consolidação como líder e articulador da prefeitura dentro da Câmara Municipal.
É inegável que Beto se torna cada vez mais um dos principais políticos em atividade na Capital. Tanto que seu nome foi cogitado para assumir a Secretária de Governo da Prefeitura, entretanto, a prefeita pediu para que o mesmo ficasse na Câmara e a ajudasse nas negociações com a casa.
Beto Avelar foi eleito vereador com 3.750 votos e assumiu a condição de líder do chefe do Poder Executivo no lugar de Chiquinho Telles, que não foi reeleito. Na época o ex-prefeito da Capital, Marcos Trad, acreditou que a experiência do parlamentar na área jurídica era fundamental para conciliar os dois poderes.
“Beto além de ser um conhecedor do regimento é uma pessoa próxima a área jurídica, advogado, ele tem condições técnicas e políticas para conciliar e consensualizar o plenário nas questões do Executivo a favor da nossa cidade”, disse Trad em uma entrevista ao Correio do Estado.
É indiscutível que hoje Beto é o “homem forte” de Adriane e o principal responsável para garantir o equilíbrio entre os dois poderes.
Por Allyson Leguizamon.