Marqueteiros que estão comandando as campanhas de Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) e José Luiz Datena (PSDB) estão se articulando para frear o avanço do “candidato a ser abatido”, Pablo Marçal (PRTB). A ideia é promover um meio de alijar o empresário dos debates na TV.
Responsáveis pelas campanhas desses candidatos que manobram a criação velada de uma frente ampla antiMarçal vêm procurando a produção dos debates para costurar uma cláusula de barreira como critério determinante para selecionar os candidatos que irão, de fato, aos programas. O PRTB, partido de Marçal, não alcançou a quantidade mínima da votos necessários na última eleição e não elegeu nenhum deputado federal.
Essa proposta já foi apresentada à RedeTV!, que transmitirá o debate em 17 de setembro em parceria com o UOL, e já deu sinais que não convidará Marçal, e também será feita ao SBT, onde o debate será 20 de setembro. TV Globo e Record também analisam a sugestão.