Cientistas chineses afirmam que o dispositivo Jiuzhang pode realizar tarefas usadas pela inteligência artificial (IA) 180 milhões de vezes mais rápido que o supercomputador mais poderoso do mundo.
De acordo com o jornal South China Morning Post, o computador quântico Jiuzhang pode resolver problemas que poderiam ser aplicados na mineração de dados, informações biológicas, análises de rede e pesquisas químicas.
“Nosso trabalho é um passo na direção de testar os problemas do mundo real usando os computadores quânticos de escala intermediária”, afirmou Pan Jianwei, líder da equipe e físico na Universidade de Ciência e Tecnologia de Chinawho.
Durante os testes, o computador quântico usou mais de 200 mil amostras para resolver o problema, além de ter implementado pela primeira vez dois algoritmos com técnicas usadas no campo da inteligência artificial.
O computador quântico chinês pode representar todas as possibilidades simultaneamente, de maneira mais rápida e poderosa do que os computadores regulares.
O Jiuzhang levou menos de um segundo para resolver uma tarefa que o supercomputador mais rápido e poderoso do mundo levaria cinco anos para resolver.