A Coreia do Norte lançou, nesta segunda-feira (22), vários mísseis balísticos não identificados em direção ao Mar do Japão, chamado Mar do Leste em ambas as Coreias, segundo informou em um comunicado o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS).
– Nosso Exército detectou vários projéteis que se estima serem mísseis balísticos de curto alcance lançados da área de Pyongyang em direção ao Mar do Leste por volta das 15h01 (horário local, 3h01 de Brasília) de hoje, segunda-feira, 22 de abril – detalhou o JCS.
Os projéteis caíram na água depois de percorrerem cerca de 300 quilômetros, segundo a nota. Por sua vez, o governo do Japão, que também detectou o lançamento, especificou que por volta das 15h15 (3h15, no horário de Brasília) os mísseis já tinham caído na água, fora da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) japonesa.
Esse lançamento ocorre depois de Pyongyang ter realizado uma série de testes de diferentes projéteis. De acordo com a agência estatal norte-coreana, foram testados na última sexta (19) uma ogiva “supergrande” para mísseis estratégicos de cruzeiro Hwasal-1 e também um novo projétil antiaéreo denominado Pyoljji-1-2.
Embora o ritmo em que o regime norte-coreano testa armas tenha sido reduzido em comparação com 2022 e 2023, o lançamento desta segunda é o 13° teste desse tipo desde o início do ano.