Search

Descoberta de 250 milhões de anos desvenda segredo da evolução dos dinossauros e crocodilos

Compartilhe nas redes sociais

Especialistas chineses desvendaram o segredo de quando dinossauros e crocodilos evoluíram para darem seus primeiros passos, em vez de rastejarem.

De acordo com o jornal South China Morning Post, a descoberta de uma nova espécie datada de há mais de 250 milhões de anos ajudou a desvendar a evolução destas espécies.

A equipe chinesa afirmou que a descoberta de um membro traseiro de um pequeno animal similar a um lagarto do Permiano superior mostrou que a postura ereta evoluiu antes da maior extinção em massa da Terra no final do período.

Anteriormente, os cientistas propuseram que os archosauria, atualmente representados por aves e crocodilos, tornaram-se capazes de andar com os membros perpendiculares ao solo, como os mamíferos, para evitar o calor da superfície da Terra no período Triássico.

Por sua vez, o coautor do estudo Chen Jianye afirmou que o desenvolvimento da estrutura necessária para andar ereto forneceu às espécies a capacidade de se adaptar ao aquecimento global.

“A nova postura abriu diversas oportunidades de ocupação de novos nichos ecológicos, além de novas possibilidades na evolução animal”, destacou.

O membro encontrado tem dez centímetros de comprimento e foi achado em Xinjiang, uma área rica em fósseis de vertebrados e plantas dos períodos Permiano e Triássico.

De acordo com o especialista, o animal tinha um tamanho estimado de 50 centímetros, ao contrário dos atuais exemplares, que medem até três metros de comprimento.