Uma placa de bronze intacta, que se acredita ter sido usada como ornamento de parede por uma família real do Reino Urartu, foi desenterrada durante escavações em andamento no castelo de Ayanis, no leste da Turquia.
Enquanto outras placas de bronze foram encontradas antes, elas estavam todas fragmentadas. Este é o único exemplo conhecido completo e intacto, com apenas algumas pequenas partes faltando em um canto do objeto.
O artefato foi encontrado em uma escavação do castelo de Ayanis – o palácio real construído pelo rei urartiano Rusa II, que reinou entre os anos 680 a.C. e 639 a.C., perto do lago Van.
O objeto representa um quadrado côncavo com um pequeno recorte quadrado no centro e recortes em forma de lágrima em cada canto.
Intact bronze wall plate unearthed in eastern Van province thought to be used ornamentally by ancient Urartian royalty during Iron Agehttps://t.co/KS5EIx1Qwy
— DAILY SABAH (@DailySabah) September 9, 2022
Placa intacta de bronze para parede foi desenterrada na província oriental de Van e se acredita ter sido usada como ornamento pela antiga realeza urartiana durante a Idade do Ferro.
O ornamento teria sido originalmente colocado um uma parede através de recortes, um dos muitos enfeites arquitetônicos opulentos que adornavam as paredes do castelo. Os arqueólogos encontraram o objeto dentro de uma das quatro salas interligadas desenterradas na escavação desta temporada, escreve Thehistoryblog.
O Reino de Urartu existiu nos séculos IX-VI a.C., na Idade do Ferro, no planalto montanhoso entre a Ásia Menor, a Mesopotâmia e o Cáucaso, abrangendo territórios da atual Turquia, Azerbaijão, Armênia e Geórgia.