Search

Diante do fracasso econômico, Lula se vê obrigado a fazer cortes

Medidas de austeridade econômica devem ocorrer, emergencialmente, já nesta semana

Compartilhe nas redes sociais

O presidente Lula (PT) deve anunciar ainda nesta semana um pacote de medidas de austeridade econômica a fim de tentar conter os gastos desenfreados do governo federal. A informação foi transmitida pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na manhã desta segunda-feira (4).

A decisão do chefe do Executivo deve ser acertada junto a Fernando Haddad e, também, ao ministro da Casa Civil, Rui Costa. O encontro, marcado para a tarde desta segunda, deve ditar as diretrizes fiscais deste governo perdulário.

Segundo Haddad, sua pasta já tem “várias definições” para implementar cortes no Orçamento. Tentando transpassar otimismo em meio à crise, o ministro da Fazenda disse que “as coisas estão muito adiantadas do ponto de vista técnico”.

– O presidente passou o fim de semana, inclusive, trabalhando o assunto e pediu que técnicos viessem a Brasília para apresentar detalhes para ele. Penso que estamos na reta final – disse Haddad.

Questionado sobre onde seriam feitos os cortes, ele não quis se antecipar ao presidente.

– Só por deferência ao presidente, ele quem vai organizar a comunicação, vamos aguardar algumas horas. Ele quem vai definir quem comunica e modelo de apresentação.