Nesta segunda-feira (22), a Colômbia amanheceu com um novo cenário político. Abelardo de la Espriella, candidato da direita, venceu o segundo turno contra o senador esquerdista Iván Cepeda e se tornou o novo presidente eleito do país, após a votação realizada no domingo (21). A apuração preliminar quase total aponta De la Espriella com cerca de 49,66% dos votos, contra 48,70% de Cepeda.
A vitória representa uma derrota direta para Gustavo Petro e para o projeto da esquerda colombiana. Com discurso duro contra o crime organizado, promessa de retomar a segurança e combater facções, De la Espriella chega ao poder como símbolo de uma virada conservadora na Colômbia. Nas urnas, os colombianos mandaram um recado claro: menos esquerda, mais ordem e uma nova direção para o país.

