Representantes dos Estados Unidos e da China estão negociando um cúpula entre o presidente americano, Donald Trump, e o ditador chinês, Xi Jinping, para o mês de junho, segundo revelou o The Wall Street Journal.
As conversas iniciaram em meio à guerra comercial entre os dois países.
Pequim e Washington entendem que o encontro serviria para a retomada das negociações sobre o comércio entre as nações. Além disso, junho seria o período escolhido como forma de homenagear os dois líderes que fazem aniversário nesse mês.
“Guerra”
Na semana passada, o secretário de Defesa americano, Pete Hegseth, respondeu ao comentário da embaixada chinesa nos Estados Unidos sobre o país estar pronto para “qualquer tipo de guerra“.
“Estamos preparados. Aqueles que anseiam pela paz se preparam para a guerra . É por isso que estamos reconstruindo nossas forças armadas”, disse à Fox News.
Hegseth disse não temer qualquer ação da China.
Através do perfil oficial no X, a embaixada chinesa nos Estados Unidos disse que Washington deveria tratar a China “como iguais”.
“Se os EUA realmente querem resolver a questão do fentanil, então a coisa certa a fazer é consultar a China tratando uns aos outros como iguais.
Se a guerra é o que os EUA querem, seja uma guerra tarifária, uma guerra comercial ou qualquer outro tipo de guerra, estamos prontos para lutar até o fim”, escreveu.
Retaliação
Em resposta ás taxas impostas por Washington, o governo chinês confirmou 15 % de tarifas sobre produtos agrícolas e alimentos americanos.
Além disso, o governo de Xi Jinping ampliou restrições a empresas dos Estados Unidos.