Search

Expedição Langsdorff ganha releitura de artista mineira em museu histórico da Rússia

Compartilhe nas redes sociais

Embaixada do Brasil em Moscou inaugura exposição da artista Aline Xavier Mineiro para revisitar a expedição do explorador e diplomata russo Grigori Langsdorff pelo território brasileiro.

Neste sábado (15), a Embaixada do Brasil em Moscou e o Museu-Parque Tsaritsyno inauguraram a exposição “Expedição Langsdorff: Diante de seus olhos”, da artista contemporânea mineira Aline Xavier Mineiro.

Durante três meses de residência artística em Moscou e São Petersburgo, Aline se debruçou sobre os arquivos e artefatos coletados pelo explorador e diplomata russo Grigori Langsdorff durante suas expedições pelo Brasil, realizadas entre 1822 e 1829.

Crianças visitam a residência de verão da imperatriz russa Catarina II, no Museu-Parque Tsaritsyno, em Moscou (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 16.10.2022

Crianças visitam a residência de verão da imperatriz russa Catarina II, no Museu-Parque Tsaritsyno, em Moscou (foto de arquivo)

© Sputnik / Vladimir Baranov

A artista analisou os mapas, desenhos, gravuras, herbário e animais empalhados coletados por Lansdorff para criar uma exposição interdisciplinar, com vídeos, fotos, música e esculturas, aliando a arte contemporânea com a pesquisa científica.

A cerimônia de inauguração da exposição foi realizada no Palácio Tsaritsyno, construído em 1775 para ser a residência de verão da imperatriz russa Catarina II. Atualmente, o palácio está localizado em uma parque de grande extensão na região sul da capital russa e abriga diversos eventos da agenda cultural moscovita.

“Durante a preparação do projeto fiquei surpresa de saber que os arquivos estavam todos em São Petersburgo, e eu queria muito vê-los com os meus próprios olhos”, disse Aline Xavier Mineiro à Sputnik Brasil. “Como artista contemporânea, decidi responder criativamente a esses arquivos, usando os instrumentos que me são mais familiares, como as ferramentas digitais.”

Artista Aline Xavier Mineiro Álvares e o embaixador do Brasil em Moscou, Rodrigo Baena Soares, durante cerimônia de abertura da exposição “Expedição Langsdorff: Diante de seus olhos”, em Moscou, Rússia, 15 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 16.10.2022

Artista Aline Xavier Mineiro Álvares e o embaixador do Brasil em Moscou, Rodrigo Baena Soares, durante cerimônia de abertura da exposição “Expedição Langsdorff: Diante de seus olhos”, em Moscou, Rússia, 15 de outubro de 2022

artista se diz satisfeita com a sua estadia na Rússia, dividida entre períodos em São Petersburgo para condução de pesquisa em arquivos e Moscou para a realização das obras e organização da exposição “Expedição Langsdorff: Diante de seus olhos”.

“Difícil dizer qual a cidade que eu mais gostei. São Petersburgo me encantou muito, mas em Moscou eu conheci profissionais como eu nunca tinha trabalhado na vida. A cooperação com os russos no dia a dia foi incrível“, relata Aline. “Eu trabalho com arte e cultura há mais de 15 anos, e ver como alguns especialistas trabalham aqui foi comovente. A precisão, o trato, a colaboração, o esforço para entender a ideia e ajudar a materializá-la.”

Museu-Parque Tsaritsyno, que abriga a residência de verão da imperatriz russa Catarina II, em Moscou, Rússia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 16.10.2022

Museu-Parque Tsaritsyno, que abriga a residência de verão da imperatriz russa Catarina II, em Moscou, Rússia (foto de arquivo)

Com o apoio da Embaixada do Brasil em Moscou, o trabalho de Aline Xavier Mineiro se insere nas comemorações dos 200 anos da independência do Brasil e no fortalecimento das relações culturais entre o Brasil e a Rússia em um contexto internacional desafiador.


“Eu saio uma artista diferente depois dessa experiência. É um país muito apurado esteticamente, com imensa tradição. Precisamos recuperar essa Rússia que a gente gosta tanto”, concluiu a artista mineira.

Neste sábado (15), a Embaixada do Brasil em Moscou e o Museu-Reserva Tsaritsyno inauguraram a exposição “Expedição Langsdorff: Diante de seus olhos”, da artista contemporânea mineira Aline Xavier Mineiro. A exposição ficará aberta ao público até o dia 15 de janeiro de 2023.

Visitantes da exposição “Expedição Langsdorff: Diante de seus olhos” observam obra da artista mineira Aline Xavier Mineiro Álvares, em Moscou, Rússia, 15 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 16.10.2022

Visitantes da exposição “Expedição Langsdorff: Diante de seus olhos” observam obra da artista mineira Aline Xavier Mineiro Álvares, em Moscou, Rússia, 15 de outubro de 2022