“Biden fala tudo errado. E um de seus erros, ele disse: ‘A Ucrânia estará na OTAN’. Ele diz o oposto do que eu acho deve ser dito”, disse Trump em entrevista ao podcast All In.
De acordo com o ex-presidente, as preocupações da Rússia no contexto do possível destacamento de forças da Aliança Atlântica perto das suas fronteiras são compreensíveis.
“No lugar da Rússia você não ficaria contente, e isso nunca seria assunto para negociação”, frisou ele.
“Por 20 anos, tenho ouvido dizer que se a Ucrânia entrar na OTAN, é um problema real para a Rússia […]. Sempre foi entendido que isso era [uma opção] inadmissível”, disse o ex-presidente.
Trump acrescentou que, se se tornasse presidente, não enviaria forças militares dos EUA para a Ucrânia, mas entende por que a França está expressando uma posição diferente.
Anteriormente, o presidente francês Emmanuel Macron não descartou a possibilidade de implantação de um contingente militar na Ucrânia, se a Rússia romper a linha de frente e se houver uma solicitação correspondente de Kiev.
Por sua vez, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, observou que tais declarações dos representantes de países da OTAN exigem uma resposta responsável, rápida e eficaz de Moscou.