O jornalista Alexandre Garcia apontou contrastes no Brasil, comparando os dois assuntos mais repercutidos neste fim de semana: o desastre climático no Rio Grande do Sul e o show de Madonna na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
O comunicador chamou o show da cantora pop de “festa pornô”.
– Temos contrastes. Enquanto há corpos de bebês boiando nas águas no Rio Grande do Sul, há uma festa pornô em Copacabana – disse em vídeo publicado em seu canal no YouTube.
No mesmo vídeo, Garcia lê um trecho da crônica Ai de Ti, Copacabana, de Rubens Braga, publicada em 1959. A crônica fala sobre um “castigo” do oceano sobre Copacabana pelos seus “pecados”.
Em seguida, o jornalista exalta o “espírito gaúcho”, forjado por uma história de embates. Segundo ele, todos os prefeitos com os quais ele conversou disseram que vão “sair dessa”.
Garcia também abordou o assunto na rede social X. Ele relatou quando um empresário gaúcho cancelou sua festa de 80 anos em em meio ao escândalo do mensalão porque “não havia ambiente”.
– Festança no Rio, tragédia no Rio Grande. Em 2007, chocado com o escândalo do mensalão, o consagrado empresário gaúcho Paulo Vellinho avisou todos os convidados – inclusive eu – que cancelava sua festa de 80 anos. Não havia ambiente para uma grandiosa comemoração em Porto Alegre diante de uma tragédia moral em Brasília. Questão de decoro – escreveu.