O governo argentino enviou ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil uma lista com os nomes dos indivíduos foragidos dos atos de 8 de janeiro de 2023 que estão em território argentino. Esse material foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF).
As autoridades argentinas identificaram cerca de 65 brasileiros e, segundo relatos, nenhum deles passou pelos controles migratórios ao entrar na Argentina. Acredita-se que alguns dos foragidos podem ter ingressado no país vizinho clandestinamente, inclusive em porta-malas de veículos, atravessando a ponte na fronteira ou cruzando o Rio Paraná, todos em 2024.
No início de junho, a Polícia Federal (PF) iniciou uma operação para capturar os envolvidos que descumpriram medidas judiciais cautelares ou fugiram para o exterior. De acordo com as investigações, alguns dos condenados pelo STF fugiram para a Argentina.
Com o nome dos brasileiros que fugiram para o país vizinho em mãos, o governo federal pode solicitar a extradição deles. E, os nomes dos foragidos que não forem capturados serão incluídos no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).