A prova do CPNU (Concurso Público Nacional Unificado), ou o chamado “Enem dos Concursos”, será reagendada em todo o país. A aplicação estava prevista para o próximo domingo, 5. A mudança foi decidida pelo governo federal em virtude das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. A nova data ainda não foi definida.
“Em razão da calamidade pública no Rio Grande do Sul, o Concurso Público Nacional Unificado será adiado em todo o país. A nova data será anunciada assim que houver condições climáticas e logísticas de aplicação da prova em todo o território nacional”, anunciou, em nota, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
O temporal afetou 235 municípios gaúchos. São 23.598 desalojados, 74 pessoas feridas e outras 74 desaparecidas. Atualmente, há 7.949 cidadãos em abrigos. Até a tarde desta sexta, o número de mortos em virtude das chuvas estava em 37 pessoas.
“Nosso objetivo é buscar garantir a integrante dos participantes, inclusive a integridade física nas regiões onde seria impossível o deslocamento, preservar vidas e garantir segurança jurídica ao concurso”, afirmou a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck. “Essa é a solução mais segura para todos os candidatos no Brasil.”
Idas e vindas
Na quarta-feira, 1º, o governador do estado, Eduardo Leite, havia declarado que conversaria com o governo federal sobre o tema. “O concurso ficou completamente inviabilizado nestes próximos dias para a população gaúcha”, declarou em coletiva de imprensa.
Mas na quinta, 2, o governo federal confirmou a aplicação das provas, ressaltando que estava monitorando a logística para a realização do certame no estado.
Já nesta sexta, o ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, disse que a decisão deveria ser anunciada em breve. “No mais tardar, até o início da tarde de hoje, a gente precisa ter uma orientação definitiva sobre a realização do concurso”.