O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de grande perigo para as regiões do Sul e do Sudeste nos próximos dias. As chuvas intensas devem começar a cair já nesta quinta-feira (21), se estendendo até o próximo domingo (24).
Rio de Janeiro deverá ser o estado mais afetado. O volume de chuvas deve beirar os 500 milímetros por minuto (mm) na capital. Isso coloca a cidade em alerta vermelho, uma vez que a média mensal do mês de março é de 150 mm de chuva.
O alerta vermelho indica que as chuvas podem ser intensas o suficiente para causar grandes danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.
As recomendações do Inmet são para que os moradores de áreas de risco desliguem aparelhos elétricos e quadro geral de energia, e procurem abrigo em caso de situação de grande perigo confirmada.
Na Região Sul, os alertas são para Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que podem ser afetados por chuvas de mais de 100 mm por dia e ventos com mais de 100 quilômetros por hora. Também há grandes chances de queda de granizo.
Esta será a primeira frente fria do outono, que teve início nesta quarta (20) e vai quebrar o bloqueio atmosférico da forte alta pressão atmosférica, que gerou a onda de calor dos últimos dias em diversas áreas do país.