Search

Israel confirma que corpo devolvido pelo Hamas não é da mãe de Ariel e Kfir Bibas

A FDA confirmou que a mulher entregue por terroristas em caixão preto não é Shiri Bibas, a moradora do kibutz Nir Oz que foi sequestrada em 7 de outubro de 2023.

Compartilhe nas redes sociais

Um dos quatro corpos dos reféns de Gaza devolvidos por Israel hoje não é do refém Shiri Bibas, como alegado pelos terroristas do Hamas. 

A notícia de que os corpos de Shiri Bibas, 33, e seus dois filhos, Ariel e Kfir, que agora teriam cinco e dois anos, seriam devolvidos, causou uma onda de comoção em Israel.

No entanto, na tarde de hoje, quinta-feira, 20 de fevereiro, as Forças de Defesa de Israel (IDF) informaram à família Bibas que os corpos das crianças foram identificados, no entanto, o terceiro corpo não era o da mãe. A análise poderia ser concluída em até 48 horas e confirmou que o corpo não era de Shiri Bibas, a mãe dos bebês que foram brutalmente assassinados pelo Hamas quando tinham 4 anos e 10 meses respectivamente. 

Até o momento não há confirmação da identidade do corpo identificado. A informação foi divulgada por uma série de veículos de imprensa internacional como a BBC e o The Jerusalém Post.

“Durante o processo de identificação, foi determinado que o corpo adicional recebido não é o de Shiri Bibas, e nenhuma correspondência foi encontrada para qualquer outro refém. Este é um corpo anônimo e não identificado”, postou o IDF no X.

“Esta é uma violação de extrema severidade pela organização terrorista Hamas, que é obrigada, sob o acordo, a devolver quatro reféns falecidos. Exigimos que o Hamas devolva Shiri para casa, junto com todos os nossos reféns.”

Shiri, 32 anos, Ariel, quatro, e Kfir Bibas tinham nove meses quando foram sequestrados durante os ataques do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023.

O pai das crianças, Yarden Bibas, 34, também foi sequestrado, mas  libertado pelo Hamas em 1º de fevereiro.

Morte de Oded Lifshitz também foi confirmada

Israel confirmou que o quarto corpo devolvido na quinta-feira era do veterano ativista pela paz, Oded Lifshitz.

Oded foi voluntário na organização Road to Recovery, que transporta crianças palestinas doentes para hospitais em Israel. 

Conheça as histórias de Oded Lifshitz e da família Bibas aqui

O Exército afirmou que a ocorrência se trata de uma violação muito séria do acordo de cessar-fogo firmado:

“Esta é uma violação muito séria da organização terrorista Hamas, que é obrigada pelo acordo a devolver quatro reféns mortos. Exigimos que o Hamas devolva Shiri para casa junto com todos os nossos reféns”. 

No X da rede social, continuaram:

“Compartilhamos a profunda tristeza da família Bibas neste momento difícil e continuaremos a fazer todos os esforços para devolver Shiri e todos os reféns para casa o mais rápido possível.”

Em meio ao tumultuado cenário do Oriente Médio, um acordo de cessar-fogo entrou em vigor em 19 de janeiro de 2025, trazendo a esperança de paz para muitos. A liberação dos corpos dos reféns marca um ponto crucial neste acordo, sinalizando um possível caminho para a reconciliação.

Segundo Israel, o acordo prevê a libertação de oito reféns até o fim da semana. Até o momento, o país confirmou a entrega de três prisioneiros israelenses em troca de 90 palestinos.

A terceira fase do cessar-fogo prevê a troca de 33 reféns israelenses pela liberdade de aproximadamente 1.900 prisioneiros palestinos. 

Israel divulga imagens de reféns do Hamas. Imagem: reprodução governo Israel. 

Este intercâmbio deve ocorrer até o final das primeiras seis semanas do cessar-fogo.