As Forças de Defesa de Israel (FDI) disseram, nesta quinta-feira (15), que mataram um alto comandante das forças Radwan, unidade de elite do grupo xiita libanês Hezbollah, em um ataque aéreo que teria causado a morte de sete civis na cidade de Nabatieh, no Líbano.
– Ontem à noite [quarta-feira (14)], um comandante das forças Radwan do Hezbollah, Ali Muhamad Aldbas; seu vice-comandante, Ibrahim Isa, e outro terrorista foram mortos – disseram as FDI, em comunicado.
De acordo com a fonte, Aldbas estava envolvido na orquestração de um ataque a bomba realizado em 23 de março de 2023 em um cruzamento viário no kibutz de Megiddo, no norte de Israel, no qual um motociclista ficou ferido.
O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, declarou nesta quinta-feira que as FDI haviam aumentado seus ataques ao Hezbollah para o nível 1 em 10 e avisou que os aviões da Força Aérea que atualmente voam nos céus libaneses têm bombas mais pesadas para alvos mais distantes, informou a imprensa local.
O comunicado indicou que os caças israelenses atacaram uma estrutura militar do Hezbollah na região de Blida e outra em Marun al-Ras, no sul do Líbano.
O primeiro-ministro libanês, Najib Mikati, ordenou uma queixa urgente contra Israel ao Conselho de Segurança da ONU alegando morte de civis durante o ataque.