Nesta segunda-feira (30), Lula (PT) criticou as ações de Israel no Líbano. Ele deu declarações durante o Fórum Empresarial México-Brasil, na Cidade do México.
Segundo o petista, “Israel está atacando e matando pessoas inocentes”.
– É por isso que eu sou contra, e condeno, o que Israel está fazendo no Líbano agora, atacando e matando pessoas inocentes. Porque só aparecem nos jornais os líderes que eles querem matar, mas as pessoas inocentes que morrem não aparecem. É por isso que eu sou contra a chacina na Faixa de Gaza. Porque já morreram mais de 41 mil mulheres e crianças. E depois você vai ter que reconstruir o que levou séculos para ser construído – disse.
Segundo Israel, as ofensivas são em resposta ao Hamas e ao Hezbollah. Lula, no entanto, falou em “matança desnecessária”.
– A guerra é a a prova da incapacidade civilizatória de um cidadão, que acha que ele pode, na explicação de que tem que se vingar de um ataque, fazer matança desnecessária com pessoas que não têm nem como se defender.
Lula destacou que o Brasil deseja “ser uma zona de paz”. Ele afirmou que está disposto a fazer reuniões necessárias para auxiliar a encerrar conflitos. As informações são do G1.