O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, mandou a Polícia Federal (PF) apreender o celular de Mariana Eustáquio, filha do jornalista Oswaldo Eustáquio. Nesta quarta-feira (14), a polícia usou duas viaturas descaracterizadas e fez uma operação para cumprir o mandado de busca e apreensão na casa onde Mariana mora com a mãe, Sandra Mara Volf Pedro Eustáquio, no Lago Sul, em Brasília (DF).
– O cumprimento da ordem deve ocorrer com a máxima discrição e com menor ostensividade, com estrita observância dos arts. 245 e 248 do Código de Processo Penal, havendo auxílio de força policial somente em caso de extrema necessidade – destacou o ministro, no mandado.
E acrescentou:
– Deverá a autoridade policial responsável pelo cumprimento do mandado evitar a exposição indevida, especialmente no cumprimento da medida, abstendo-se de toda e qualquer indiscrição, inclusive midiática, ficando ao seu critério a utilização ou não de uniforme e respectivos armamentos necessários à execução da ordem.
O mandado incluiu armas, munições, computadores, tablets e outros dispositivos eletrônicos eventualmente encontrados na residência e utilizados pela filha de Eustáquio, bem como a apreensão de dinheiro ou bens de alto valor que fossem identificados pela PF. O magistrado pediu ainda a análise do conteúdo armazenado nos equipamentos eletrônicos no próprio local das buscas.
Mariana tem 16 anos de idade. Por ela ser menor, houve participação do Conselho Tutelar no cumprimento do mandado. As informações são do colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles.
Por meio das redes sociais, a adolescente relatou a presença da PF em sua casa.
– Socorro!!! Socorro! A PF está na minha casa apertando a campanhia!!! De novo esse pesadelo!!! Algum advogado pode vir até aqui!!! SHIS QL 22 Conjunto 4 Casa 7. Lago Sul Brasília – Socorro – Socorro – escreveu.