O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta segunda-feira (13), que a enchente no Rio Grande do Sul não teria acontecido só por causa das chuvas. Ele mencionou um mau cuidado de comportas. Há um sistema desse tipo em Porto Alegre, por exemplo, mas ele não especificou quais comportas seriam. O petista deu as declarações em reunião ministerial sobre as enchentes.
O compromisso foi a portas fechadas, mas a fala inicial foi divulgada pela assessoria de imprensa no Palácio do Planalto.
– Esse fenômeno que aconteceu me parece que não foi só chuva. Me parece que teve um fenômeno também das pessoas que não cuidaram das comportas que deveriam ter cuidado há muito tempo – disse Lula.
O petista afirmou ainda que o compromisso de seu governo é deixar o Rio Grande do Sul “como era antes das chuvas”. Segundo ele, o governo não tem estrutura para lidar com as doações na velocidade cobrada.
– A gente não tem estrutura para arrecadar tudo na hora que as pessoas falam. É coisa do exterior, é coisa de cada estado, cada um que junta um monte de coisas de doação, acha que a gente tem estrutura de pegar na mesma hora, no mesmo dia e distribuir, [mas] tudo isso demanda uma infraestrutura (…). Tudo isso demanda um tempo excepcional e muita mão de obra – disse.
Lula também falou sobre “negacionistas” que tentam deslegitimar as discussões sobre as mudanças climáticas.