Em uma imagem registrada pelo telescópio VLT Survey, do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), é possível observar uma nuvem laranja e vermelha, parte da nebulosa Sh2-284.
De acordo com a ESO, a Sh2-284, que lembra o rosto de um gato sorridente, é uma vasta região de poeira e gás, onde a parte mais brilhante tem aproximadamente 150 anos-luz de diâmetro.
A nebulosa é repleta de estrelas jovens e está localizada a aproximadamente 15 mil anos-luz da Terra, na constelação do Unicórnio.
Conforme a imagem mostra, pouco abaixo do “nariz do gato” está o centro da parte mais brilhante da nebulosa, reunindo um conjunto de estrelas jovens chamado Dolidze 25, que por sua vez é o local onde grandes quantidades de radiação e ventos fortes são produzidos.
A Sh2-284, que lembra o rosto de um gato sorridente, é uma vasta região de poeira e gás, onde a parte mais brilhante tem aproximadamente 150 anos-luz de diâmetro
© Foto / Equipe ESO/VPHAS+. Agradecimento: CASU
Essa radiação é capaz de ionizar o gás hidrogênio na nuvem, produzindo cores laranja e vermelho brilhante.
De acordo com os especialistas, é em regiões como essa que podemos encontrar os blocos de construção de novas estrelas.
A imagem também revela “pilares” ao longo das bordas da nebulosa apontando para o seu centro. Estes “pilares” possuem grandes quantidades de gás e poeira que possibilitam a formação de novas estrelas.