Search

Novembro Azul: vereador Carlão faz alerta para cuidados com a saúde masculina e a importância do diagnóstico precoce

Compartilhe nas redes sociais

O vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, aproveitou o início das ações de conscientização do Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata, para alertar sobre a importância da prevenção. Carlão relembrou que passou pessoalmente pela luta contra um câncer de próstata e que conseguiu vencer graças ao diagnóstico precoce.

“O diagnóstico precoce salvou a minha vida! Eu sou prova viva que os exames e o cuidado constante com saúde podem fazer a diferença! Enfrentei um Câncer de Próstata e se não fosse Deus na minha vida, o bom trabalho dos médicos e um diagnóstico precoce, não estaria mais aqui entre nós. Operei aos 40 anos, em 2006 e passei por 40 sessões de radioterapia em 2008, desde então estou completamente curado. Nós, homens, precisamos superar os preconceitos e cuidar mais da nossa saúde”, disse Carlão.

Conforme informações divulgadas pela a Sociedade Brasileira de Urologia e o INCA – Instituto Nacional do Câncer – o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. O Ministério da Saúde recomenda que homens a partir dos 50 anos façam o exame PSA, e que homens com histórico familiar de câncer de próstata façam o exame a partir dos 45 anos.

Para evitar o câncer de próstata, é importante: Manter o peso corporal, evitar o tabagismo, praticar exercícios físicos. O Novembro Azul também pode ser uma oportunidade para incentivar os homens a realizarem exames preventivos de outros riscos de saúde, como doenças cardiovasculares, problemas respiratórios, diabetes e condições psicológicas.