Search

Paciente encontra barata em comida e MPE abre inquérito para investigar irregularidades na Santa Casa

Compartilhe nas redes sociais

O Ministério Público Estadual abriu inquérito para apurar as irregularidades nos setores de Atenção Materno-Infantil e Unidade de Alimentação e Nutrição na Associação Beneficente de Campo Grande – Hospital Santa Casa.

Segundo a promotora Daniella Costa, o inquérito tem como base vistoria da vigilância sanitária estadual. Consta no inquérito uma notícia de fato de uma senhora que relatou irregularidades no hospital, durante internação da nora.

A paciente contou que apresentou quadro de icterícia, no entanto, a situação se agravou devido ao aparelho de fototerapia estar estragado. Além disso, no dia 28 de março deste ano, durante o almoço, G encontrou uma barata inteira dentro da marmita fornecida pelo hospital.

A paciente contou ainda que a estrutura física do estabelecimento hospitalar, aduzindo que a Sala 312, situada da Ala da Maternidade do 3º andar do prédio, estava com vazamento no banheiro, e que as pacientes pós-parto circulam pelo local com o piso molhado. Na avaliação da paciente, o hospital não está em condições de ofertar atendimento digno aos pacientes e solicitou auxílio deste Órgão Ministerial para apuração dos fatos supramencionados.

Durante vistoria técnica foram constatadas irregularidades com níveis críticos na Ala da Maternidade do Hospital Santa Casa, quais sejam: ALA A do Setor de Internação do 3º Andar – Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Covencional (UCINco); na ALA A do Setor de Internação do 3º Andar – ECI Pediátrico; na ALA B do Setor de Internação do 3º andar – Alojamento Conjunto; no Setor de Internação do 3º Andar – UCINCA – Unidade Canguru; na ALA C do 3º Andar – Centro Obstétrico e Admissão de Parturientes e no Setor de Endoscopia; constatadas também irregularidades com níveis críticos na Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) do Hospital Santa Casa;

Segundo inquérito, diversos setores do hospital, em especial de Atenção Materno-Infantil e Unidade de Alimentação e Nutrição se encontram com problemas de estrutura física e falhas na conservação predial, o que pode comprometer à segurança e o cuidado assistencial;

A Santa Casa informou que desde que foram notificados trabalham para resolver cada um dos problemas.