Search

Para 72% dos americanos, Biden não deveria concorrer à reeleição

Índice aumentou em nove pontos percentuais na comparação com pesquisa feita em fevereiro

Compartilhe nas redes sociais

Uma pesquisa realizada pela emissora CBS News e pela empresa YouGov após o debate presidencial dos Estados Unidos da última quinta-feira (27) indicou que 72% dos eleitores acreditam que o presidente Joe Biden não deveria concorrer à reeleição. Isso se traduz em um aumento de nove pontos percentuais em comparação com a mesma pergunta feita em fevereiro.

Biden, de 81 anos, viu sua candidatura enfraquecida como candidato democrata para as eleições de novembro após o debate contra o ex-presidente Donald Trump, no qual se mostrou fisicamente desajeitado e às vezes hesitante, incoerente e sem terminar uma frase. Apesar de tudo isso, o atual ocupante da Casa Branca disse que não pensa em desistir da corrida para um segundo mandato.

De acordo com a pesquisa, 86% dos entrevistados consideram a idade de Biden um dos principais motivos pelos quais ele não deve concorrer, e 72% alegam que o democrata não tem saúde mental e cognitiva para ser presidente, um aumento de sete pontos em relação ao início de junho.

Quando perguntados mais diretamente se Biden deveria se afastar como o candidato democrata para dar a outro democrata a chance de concorrer, 64% dos entrevistados concordaram. A pesquisa foi realizada entre 28 e 29 de junho com 1.134 eleitores registrados e com uma margem de erro de cerca de 4,2 pontos percentuais.