Search

Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro

Compartilhe nas redes sociais

Uma pesquisa realizada pelo instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) mostra detalhes do contexto eleitoral para a disputa nos municípios em 2024. Segundo o levantamento, 47% dos eleitores preferem votar em um candidato que não seja ligado nem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nem ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Outros 27% dizem preferir o candidato apoiado por Lula, enquanto 20% têm preferência por um concorrente apoiado por Bolsonaro e 7% não souberam ou não responderam.

A pesquisa foi realizada em março, mas os resultados foram divulgados na última semana. A margem de erro é de dois pontos percentuais (veja a metodologia completa abaixo).

Posição ideológica: 24% dizem ser de direita
Em outra pergunta, o instituto pediu que os eleitores identificassem sua posição ideológica, considerando uma escala que vai de 0 (esquerda) a 10 (direita). Como resultado, 24% dos respondentes disseram ser de direita, enquanto 11% afirmaram ser de esquerda. Outros 20% optaram pela posição central na escala.

Para eleitores, polarização vai afetar eleições em 2024
Ainda segundo o levantamento, a maior parte dos eleitores acha que a polarização política envolvendo Lula e Bolsonaro com certeza acontecerá (32%) ou poderá acontecer (35%) nas eleições municipais. Já 22% acham que a polarização não acontecerá, enquanto 11% não souberam ou não responderam.

Levantamento mostra desejo de mudança
A pesquisa mostrou, ainda, que 31% dos eleitores gostariam que fosse escolhido um candidato que mudasse totalmente a atual administração do município onde vivem. Outros 24% gostariam que o eleito mantivesse alguns programas da gestão atual, mas “mudasse muita coisa”. Já 26% esperam que o escolhido dê total continuidade à administração atual, enquanto 15% gostariam que poucas mudanças fossem feitas. 4% não souberam ou não responderam.

Segundo o levantamento do Ipec, 51% dos eleitores disseram que não iriam votar se não fossem obrigados. Já 48% afirmaram que compareceriam, enquanto 1% não souberam ou não responderam.

Metodologia da pesquisa do Ipec
O Ipec ouviu 2 mil pessoas com 16 anos ou mais em 130 municípios brasileiros, entre os dias 1 e 5 de março de 2024. O intervalo de confiança do levantamento é de 95%. A margem de erro é de dois pontos percentuais.