O ministro da Defesa, José Múcio, disse ter amigos e familiares acampados em protestos contra Lula (PT), em frente aos quartéis-generais do Exército. A fala do ministro gerou indignação entre petistas.
“Aquelas manifestações no acampamento, e eu digo com muita autoridade porque tenho familiares e amigos lá, são uma manifestação da democracia”, observou Múcio, pouco depois de tomar posse. “Eu acho que aquilo vai esvair e chegar até um ponto que todos queremos.”
Pelo Twitter, apoiadores de Lula criticaram a declaração e pediram a saída do ministro da Defesa. “Ministro Flávio Dino, vai aceitar isso?”, interpelou uma seguidora. “Zé Múcio é uma desgraça no Ministério da Defesa”, afirmou outro internauta.
Min da Defesa, José Mucio Monteiro, diz que atos antidemocráticos em frente aos quartéis são "manifestações da democracia". "Falo com autoridade porque tenho parentes lá. No de Recife, tenho alguns amigos aqui. É uma manifestação da democracia", Min @FlavioDino vão aceitar isso?
— Luluzinha_BSB IS ❤️ (@Luluzinha_BSB) January 3, 2023
Foi pouco.São de 8.000 militares que imediatamente têm de ser exonerados por causa do risco de sabotagem do governo Lula. Zé múcio é uma desgraça no Min/ da Defesa,é um sabotador, por isso os milicos o apoiam, fraco, não tem autoridade e é favorável as manifestações nos quartéis
— Luiz Henrique? (@kimba2001) January 3, 2023
Adiante, um homem xingou Múcio de “bosta”, que “chama pedido de golpe militar e prisão de ministro do TSE de manifestações democráticas. Não é à toa que Bolsonaro se dizia apaixonado por ele”.
Empossado na segunda-feira 2, Múcio afirmou que pretende fortalecer as ações do ministério e ampliar as relações com outros setores. O ministro pediu que civis e militares trabalhem juntos para construir um país mais justo, próspero e feliz.
José Múcio Monteiro, um bosta que chama pedido de golpe militar e prisão de ministro do TSE de manifestações democráticas. Não é à toa que Bolsonaro se dizia apaixonado por ele.
— Barnard 1️⃣3️⃣? (@RDThorlay) January 3, 2023
“Esse sujeito não pode continuar como ministro”, publicou um petista.
José Múcio foi ministro do Tribunal de Contas da União e das Relações Institucionais da Presidência da República no segundo mandato de Lula. Os protestos contra Lula começaram no dia 31 de outubro, depois do resultado das eleições.