Search

Políticos de partidos que integram base do governo Lula assinam pedido de impeachment

Das 171 assinaturas necessárias, 113 já constam em documento reunido pela oposição.

Compartilhe nas redes sociais

Planalto em crise. Deputados federais que integram partidos da base do governo federal assinaram um pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após declarações do esquerdista comparando os ataques de Israel contra o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza ao Holocausto.

Na ação, encabeçada pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), os parlamentares apontam que as declarações configuram crime de responsabilidade de acordo com o Artigo 5º da Constituição Federal, de “cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.

Até o momento, o Conexão Política lista cerca de 113 assinaturas, com parlamentares de 9 partidos diferentes, sendo 4 com relação direta ao governo, que contam com a indicação de ministros filiados a partidos como União Brasil, Republicanos, PP e PSD.

Entre os congressistas que defendem o impeachment do presidente, constam conforme o partido: PL (65); União Brasil (10); PP (6); Novo (3); Republicanos (2); PRD (2); PSD(2); Cidadania (1) e Podemos (1) e outros 8 ainda que não foram identificados.