O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump pode ser preso nesta terça-feira, 21. O anúncio foi feito por ele mesmo, no fim de semana. Espera-se uma série de manifestações no país, convocadas pelo republicano.
Uma investigação em Nova Iorque, liderada pelo procurador Alvin Bragg — ligado aos democratas — apura suposto pagamento de US$ 130 mil feito por Michael Cohen, ex-advogado de Trump, à ex-atriz pornô Stormy Daniels dias antes da eleição presidencial vencida pelo republicano em 2016.
A quantia teria sido entregue à mulher para que ela não falasse sobre o suposto caso extraconjugal que teria tido com Trump. O ex-presidente nega ter feito o pagamento ou ter tido relações com a mulher.
Caso Trump se torne acusado pelos pagamentos irregulares, será a primeira vez que um ex-presidente dos Estados Unidos responderá a um processo criminal. O andamento da investigação pode atrapalhar os planos de Trump de retornar à Casa Branca, nas eleições de 2024.
Sudan Necheles, uma das advogadas do ex-presidente, disse que não houve notificação por parte da Promotoria de Manhattan. “Por se tratar de uma acusação política, o gabinete do promotor distrital se engajou na prática de vazar tudo para a imprensa, ao invés de entrar em contato com os advogados do ex-presidente Trump, como fariam em um caso normal”, argumentou, sobre a possibilidade de Donald Trump ser preso.