Search

Prefeitura amplia transparência e facilita investimentos com tramitação eletrônica dos processos do Prodes

Compartilhe nas redes sociais

A Prefeitura de Campo Grande deu um importante passo rumo à transparência e ao desenvolvimento econômico ao implementar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) nos processos do Programa de Desenvolvimento Econômico e Social (Prodes). A medida permite que novas empresas interessadas no programa acompanhem, em tempo real, o andamento de suas solicitações, eliminando a necessidade de deslocamento físico e reduzindo a burocracia.

Para o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Ademar Silva Jr., a iniciativa, que começou a ser implantada em junho deste ano, já acumula resultados significativos. “São mais de 70 novos processos nos quais os empresários acompanham de forma prática como estão sendo conduzidos. Antes, eles precisavam ligar ou vir até a Prefeitura com documentos impressos para obter as informações necessárias. Isso facilita a vida dos investidores, que podem acessar os processos de qualquer lugar com muito mais facilidade”, explica Silva Jr.

A informatização do Prodes, além de facilitar o acesso de investidores e empresários aos benefícios oferecidos pelo programa, é também considerada um importante avanço em direção à sustentabilidade, com a redução do uso de papel. Esse progresso reflete o compromisso da administração pública com a inovação e com a melhoria do ambiente de negócios na cidade, promovendo um processo mais ágil e transparente para o setor empresarial.

Para o diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação, Leandro Basmage, o comprometimento de todos os setores da administração municipal com as novas tecnologias é essencial para que cada vez mais áreas percebam o impacto positivo da transformação digital, o que, na maioria das vezes, reflete diretamente no atendimento à população. “A Prefeitura de Campo Grande avança cada dia mais em direção à transformação digital, e estamos certos de que essa realidade já está presente em vários setores”, destaca Basmage.

Desde a implementação do sistema, toda a documentação trazida pelos proponentes passou a ser digitalizada, de modo que todas as etapas seguem dentro da ferramenta eletrônica, passando pelas fases de análise, pré-aprovação, pós-aprovação e encaminhamento ao Legislativo. Uma vez aprovada, a proposta se torna lei, permitindo que o beneficiário usufrua dos benefícios conforme as normas do Prodes.

Sistema Eletrônico de Informações – SEI

Desenvolvido e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o SEI se destaca pela eficiência e transparência na gestão de documentos e processos administrativos. O sistema possibilita a tramitação eletrônica de processos, reduzindo significativamente o uso de papel e os custos operacionais. A plataforma facilita o acesso remoto, permitindo que servidores e cidadãos acompanhem o andamento dos processos onde quer que estejam, o que agiliza a tomada de decisões e a prestação de serviços públicos.