Search

Que países lideram a lista de maiores fornecedores de armamento pesado à Ucrânia?

Enquanto se realizam os preparativos para a conferência de paz que terá lugar de 15 a 16 de junho na Suíça, os EUA e vários Estados-membros da União Europeia continuam a enviar ajuda militar à Ucrânia.

Compartilhe nas redes sociais

No entanto, Kiev não recebe veículos blindados pesados de seus aliados há bastante tempo. Muitos Leopard, Abrams e Challenger foram destruídos no campo de batalha ou saíram de serviço devido a falhas técnicas. A Alemanha prepara um pacote de ajuda que deve incluir dez tanques Leopard 1.

Seguindo o exemplo, a Espanha planeja fornecer 19 tanques Leopard 2A4, retirados do serviço do Exército do país, que agora estão sendo restaurados com urgência.

Os países da OTAN prometeram fornecer um total de mais de 60 caças F-16 até este verão europeu. Mas, por exemplo, a Bélgica já disse que só poderá entregar 30 aeronaves até 2028. E a Noruega queria prover a Ucrânia com 22 caças, mas descobriu-se que apenas 12 deles funcionam apropriadamente.

Confira no infográfico da Sputnik as estatísticas sobre o fornecimento de armamento pesado à Ucrânia de 22 de janeiro de 2022 a 29 de fevereiro de 2024.

Que países lideram a lista de maiores fornecedores de armamento pesado à Ucrânia? - Sputnik Brasil