Search

Rochas de bilhões de anos revelam ‘mundo perdido’ de seres extintos na Austrália (FOTO)

Compartilhe nas redes sociais

Uma equipe de pesquisadores descobriu um “mundo perdido” de organismos extintos que viveram nos oceanos da Terra há pelo menos 1,6 bilhão de anos.

Os organismos descobertos, que podem mudar a compreensão sobre os nossos primeiros ancestrais, constituem a chamada “biota protosterol”.

Esses organismos, os eucariotos, possuem uma estrutura celular complexa, que inclui um núcleo e mitocôndrias.

De acordo com o estudo, os eucariotos biossintetizam esteroides, como o colesterol, produzido por humanos e pela maioria dos demais animais.

Ao estudar os esteroides em uma das rochas de 1,6 bilhão de anos, os especialistas encontraram o “mundo perdido” de organismos eucariotos extintos.

Representação artística de dois organismos primitivos eucariotos da biota protosterol - Sputnik Brasil, 1920, 08.06.2023

Representação artística de dois organismos primitivos eucariotos da biota protosterol

© Foto / Orchestrated in MidJourney by TA 2023

Os especialistas acreditam que estas criaturas eram abundantes nos ecossistemas marinhos e provavelmente moldaram os ecossistemas durante a história da Terra.

Formas modernas de eucariotos que habitam a Terra hoje incluem fungos, plantas, animais e organismos unicelulares, como as amebas.

Esses seres, que viveram até aproximadamente 800 milhões de anos atrás, podem ter sido os primeiros predadores da Terra.