Cem seringas com remédios foram encontradas em terreno baldio, próximo ao cemitério Cruzeiro. Os frascos estavam no cruzamento da rua Cristóvão Lechuga Luengo com Avenida Cônsul Assaf Trad, no final da manhã desta quinta-feira (23). O insumo chamado ‘enoxaparina sódica’, é usado para tratar trombose venosa profunda com ou sem embolismo pulmonar.
O remédio também pode ser indicado para tratamento de angina e infarto do miocárdio. Os Fármacos estão vencidos, com data máxima de validade do mês de outubro de 2022, junho de 2023 e julho de 2023.
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) afirmou que os insumos não são da rede municipal e que vai enviar agentes da Vigilâncias Sanitária para fiscalizar o local e, posteriormente, identificar os responsáveis.
“Cabe reforçar que o descarte inadequado de medicação é considerado crime ambiental e infração ao código sanitário do município, podendo gerar multa que varia de R$100 a R$15 mil. Só reforçando, que não é da nossa rede. A equipe vai proceder com a notificação para recolhimento dos produtos e tentar rastrear o possível responsável pela compra e destinação inadequada dos fármacos”.