Search

SpaceX lança foguete Starship e conquista marco na engenharia

Empresa de Elon Musk está trabalhando com maior espaçonave já construída

Compartilhe nas redes sociais

A SpaceX concluiu com sucesso o quinto teste do Starship, o maior foguete espacial já construído. Em sua primeira tentativa, conseguiu recuperar a primeira fase da nave com uma grua na mesma plataforma de lançamento, um marco na engenharia espacial.

Pouco antes das 7h30 (horário local, 9h30 de Brasília), da plataforma de lançamento de Boca Chica (Texas), a SpaceX lançou o Starship no quinto voo de teste.

A gigantesca nave conseguiu colocar em órbita o módulo principal com a ajuda dos 39 motores Raptor de sua primeira fase, que em um marco inédito da engenharia espacial conseguiram retornar da estratosfera, realizar uma desaceleração controlada e pousar na mesma plataforma de lançamento para ser recuperada pelos “chopsticks”, uma grua que pega aquela parte da nave para reaproveitamento.

Esse quinto teste da Starship, que pesa cerca de 5 mil toneladas, conseguiu colocar em órbita o módulo e testar um sistema que utiliza o sistema de comunicação Starlink para, pela primeira vez, manter a comunicação com o módulo orbital na fase de reentrada, algo que até agora nenhum voo espacial conseguiu.

A Starship quer tornar-se o primeiro serviço particular a chegar à Lua e Marte e estabelecer presenças permanentes e colônias nesses planetas, uma visão repetida e considerada viável pelo seu fundador, o magnata Elon Musk.

O processo pelo qual o impulsionador Starship conseguiu pousar pela primeira vez neste domingo é semelhante ao do foguete Falcon 9, também da SpaceX, um sistema de lançamento em órbita comercial muito menor projetado, em geral, para missões em órbita terrestre com uma taxa de sucesso superior a 95%.