Search

TJMS lança exposição Nasce uma família, a história continua… e revisita famílias adotivas

Compartilhe nas redes sociais

Na próxima terça-feira, dia 20 de maio, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul dará início à exposição fotográfica “Nasce uma família, a história continua…”, a ser realizada no Shopping Bosque dos Ipês, a partir das 17 horas. Este evento marca a continuidade da iniciativa que teve início em 2019, quando a primeira edição da exposição destacou dez famílias formadas por meio da adoção.

A nova exposição apresenta sete totens com fotos, sendo seis de famílias que participaram da primeira mostra e cinco novas, trazendo à tona suas histórias de amor e resiliência. Cada totem conta com um QR Code que remete a vídeos produzidos pela Secretaria de Comunicação do TJMS, oferecendo ao público uma visão mais íntima do cotidiano dessas famílias.

Idealizada pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) e sob a responsabilidade da desembargadora Elizabete Anache, a exposição visa provocar reflexões sobre o direito à convivência familiar. A iniciativa conta com o apoio do Shopping Bosque dos Ipês e do presidente do TJMS, desembargador Dorival Renato Pavan.

Os fotógrafos envolvidos, incluindo Alexis Prappas, Aniela Paes, Antônio Arguello, Beatriz Terra, Beto Nascimento e Fabrinny Piell, trazem uma perspectiva única, capturando a essência das famílias que tiveram suas vidas transformadas pela adoção. Para alguns deles, esta foi uma oportunidade de reencontrar as famílias que fotografaram na primeira edição. As famílias, inclusive, foram convidadas para estarem na abertura da exposição.

A exposição ficará aberta ao público até o dia 27 de maio, podendo ser visitada durante o horário de funcionamento do shopping. Este evento é especialmente significativo, pois coincide com o Dia Nacional da Adoção, celebrado em 25 de maio, e busca aumentar a compreensão de que o amor é o que realmente forma uma família.

Os índices de violações aos direitos das crianças e adolescentes no Brasil são alarmantes, e a exposição pretende, de maneira leve e afetuosa, contribuir para a mudança da cultura de adoção no país, enfatizando que a adoção é uma forma poderosa de amor que vai além dos laços de sangue.

O TJMS convida todos a prestigiar a exposição e a refletir sobre a importância da convivência familiar e do amor que une as famílias adotivas.Autor da notícia: Secretaria de Comunicação – imprensa@tjms.jus.br