Um dias antes do debate presidencial contra Kamala Harris, Donald Trump prometeu votar pela legalização do uso recreativo de maconha na Flórida, além de trabalhar para “desbloquear os usos médicos” da planta. A declaração aconteceu nesta segunda-feira (9/9), na rede social Truth.
“Como já afirmei anteriormente, acredito que é hora de acabar com prisões e encarceramentos desnecessários de adultos por pequenas quantidades de maconha para uso pessoal”, escreveu o candidato do Partido Republicano. “Também precisamos implementar regulamentações inteligentes, ao mesmo tempo em que fornecemos para adultos produtos seguros e testados. Como floridiano, votarei SIM na Emenda 3 em novembro”, disse Trump sobre a iniciativa que visa legalizar o uso recreativo de maconha para adultos no estado.
Na mesma publicação, Trump prometeu que, se eleito, trabalhará para facilitar os “usos médicos da maconha” e para avançar na reclassificação da erva para uma substância de menor risco.
A proposta passou a circular no país em maio deste ano, após o Departamento de Justiça dos EUA recomendar que a cannabis fosse reclassificada da classe 1 (mais perigosa) para a classe 3, em uma tabela de cinco classes de substâncias, das mais perigosas às menos nocivas.
Na atual classificação da Drug Enforcement Administration (DEA), a maconha é considerada mais perigosa do que cocaína, metanfetamina e fentanil.