O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu desculpas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após a discussão acalorada que tiveram no Salão Oval, segundo afirmou Steve Witkoff, enviado especial dos EUA, nesta segunda-feira (10). De acordo com Witkoff, Zelensky enviou uma carta a Trump reconhecendo o incidente.
O desentendimento entre Trump, Zelensky e o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, ocorreu em 28 de fevereiro. O motivo da tensão foi a abordagem diplomática de Vance em relação à Rússia, que foi questionada por Zelensky.
Após o bate-boca, o líder ucraniano foi retirado da Casa Branca e um acordo mineral que estava prestes a ser assinado entre os países ficou suspenso.
Na semana passada, Trump revelou ter recebido uma carta do presidente ucraniano, durante um discurso no Congresso, mas não mencionou um pedido de desculpas. A imprensa entrou em contato com assessores de Zelensky, mas um de seus principais conselheiros negou que houvesse um pedido formal.
Agora, o líder ucraniano e o representante dos EUA estão na Arábia Saudita para participarem de um encontro nesta terça (11) cujo objetivo é encontrar uma solução diplomática para a guerra iniciada pela invasão russa. As informações são do New York Post.